A importância de monitorar sua marca na dark web
Por mais que haja diversas notícias e conteúdos jornalísticos sobre a dark e a deep web sendo publicados por aí, essa parte da internet ainda é um mistério para muitos gestores. E muitos profissionais se perguntam: afinal, como funciona a dark web e qual é a importância de monitorá-la de forma proativa para garantir a segurança das informações confidenciais de um negócio?
A verdade é que mesmo os especialistas em TI e Segurança da Informação, em sua maioria, não conhecem o risco que o ambiente obscuro da dark web representa para o bom funcionamento de uma empresa e para a conservação da boa imagem de uma marca.
Considerando essa realidade, neste artigo nós mostramos a importância de conhecer os perigos da dark web e a necessidade de fiscalizar se o seu negócio está sendo usado nesse ambiente criminoso. Boa leitura!
Qual o conceito de dark web?
Antes de adotar qualquer ação, é crucial entender o que é a dark web. Esse termo é utilizado para descrever a camada da internet que não é indexada pelos motores de busca e tampouco pode ser acessada através de navegadores comuns.
Um paralelo muito comum utilizado para descrever essa parte obscura da web é o iceberg: aquilo que navegamos no dia a dia é apenas a ponta da geleira. Sua maior extensão está, na verdade, escondida abaixo da superfície do mar, sendo necessário mergulhar para enxergá-la.
O mesmo ocorre com a dark web. Ela é composta por websites que utilizam níveis de domínio distintos dos famosos .com ou .com.br. As páginas da rede Onion (uma das redes mais “leves” da dark web), por exemplo, utilizam a extensão .onion e, na maioria das vezes, suas URLs são uma combinação aleatória de caracteres que é simplesmente impossível de memorizar.
Como funciona a dark web?
A maior parte do conteúdo da dark e da deep web se baseia em arquivos privados, hospedados em sistemas como o Dropbox e seus similares, ou em bancos de dados que só podem ser acessados por seus assinantes. E para acessar essa área da internet é preciso usar navegadores específicos, como o Tor Browser.
A estrutura da dark web facilita a configuração e o acesso a sites que oferecem um alto grau de anonimato para os usuários, o que cria um ambiente adequado para o comércio online de drogas, a contratação de criminosos, o mercado de troca de dados roubados e outras atividades ilegais.
Por que a dark web fica tão escondida?
As características da dark web fazem dela um palco livre para a ação de criminosos cibernéticos. Essa área obscura da internet é a casa de agentes maliciosos que querem comercializar informações sensíveis roubadas, oferecer serviços de hacking, trocar ferramentas, disponibilizar malwares entre outras atividades ilegais.
Como esse ambiente é muito mais difícil de ser monitorada do que o da web “comum”, os meliantes se sentem à vontade para conversar sobre seus delitos, sem medo serem rastreados por autoridades.
Vale dizer que algumas pessoas incluem, no ambiente da dark web, comunidades fechadas em mensageiros da surface (como o Telegram), já que tal conteúdo também não é indexado pelos motores de busca. É muito comum que essas comunidades sirvam como palco para negociações ilegais de cartões de crédito clonados ou até mesmo segredos industriais.
Minha empresa pode estar na dark web?
Aí está a importância de manter um monitoramento constante da dark web: seu negócio ganha vantagem ao descobrir, com antecedência, caso haja uma movimentação criminosa relacionada com a sua marca nesses ambientes fechados.
Imagine, por exemplo, poder saber de antemão caso uma quadrilha esteja planejando um ataque de phishing direcionado aos seus colaboradores, combinando as táticas e técnicas mais adequadas para lesar sua equipe e roubar credenciais.
Isso lhe dá tempo hábil para reforçar o treinamento e garantir que todo o quadro de funcionários esteja devidamente conscientizado a respeito das ameaças cibernéticas.
Você também ganha mais tempo para reforçar a parte técnica de sua segurança de rede, de perímetro ou de identidade, fechando eventuais brechas que foram encontradas pelos hackers e que não eram de seu conhecimento.
O monitoramento da dark web também é crucial para identificar vazamentos de dados de maneira prévia. Muitas vezes, as companhias têm informações sensíveis roubadas por invasores e tal banco de dados é comercializado durante semanas na deep web até que o crime é finalmente detectado pela marca.
Nesse caso, já é tarde demais: o estrago já foi feito e um grande número de indivíduos está circulando essa coleção de informações, o que pode ocasionar sanções, multas e danos reputacionais irreversíveis para a empresa.
Vale lembrar que, quanto mais tempo uma empresa demora para perceber um vazamento de informações, maior é o custo total para corrigi-lo (o que inclui gastos com notificações de autoridades e de clientes, oferecimento de benefícios compensatórios aos afetados pelo incidente, relacionamento com veículos de mídia, auditorias internas e assim por diante).
Diante desse cenário, é relevante saber que a prática de dark web monitoring está se tornando cada vez mais comum e pode ser benéfica para empresas de todos os portes.
Se a sua companhia possui uma forte presença digital, é certeza que, mais cedo ou mais tarde, será alvo de algum ataque cibernético — por isso, é crucial estar preparado e não virar apenas mais um número na estatística de cibercrimes.
Quais as vantagens de monitorar proativamente minha marca na dark web?
À medida que o cenário de ameaças cibernéticas se desenvolve em ritmo acelerado, estar atento aos riscos que rondam sua empresa é essencial.
Estar ciente das vulnerabilidades que podem impactar os negócios oferece a vantagem inicial de evitar uma violação de dados. E em casos da empresa já ter sido vítima de um ataque hacker, é possível descobrir se os dados roubados do seu negócio estão sendo comercializados na deep web.
As percepções acionáveis fornecidas pela inteligência coletada pelo monitoramento da dark web oferecem uma série de benefícios, incluindo:
Proteção da marca
A reputação da sua empresa é afetada por cibercrimes. Um estudo da Radware mostrou que 43% das empresas tiveram perda de reputação após um ataque cibernético.
Detecção de ameaças internas
Os hackers têm recrutado funcionários de empresas-alvo na dark web para fins de conspiração. O monitoramento ajuda a identificar esses agentes internos.
Evitar ataques de ransomware
Identifique as formas mais recentes em ransomware e monitore a probabilidade de seu setor de indústria ou sua organização ser alvo de campanhas de vírus.
Prevenir cibercrimes
O monitoramento da marca na dark web ajuda a prevenir todo tipo de ciberataque, incluindo práticas como DDoS e spotting.
Descobrir violações de dados
Descubra comandos cedência planos para a violação de dados do seu negócio
Como você pode verificar, fazer o monitoramento da sua marca na dark web é muito importante para proteger os dados e a reputação da sua empresa, e evitar prejuízos para o seu negócio. Se você quiser saber mais sobre o assunto, continue acompanhando as publicações aqui, no blog da Aser, ou entre em contato com um dos nossos especialistas em cibersegurança.