Automação e Integração de um software seguro!
As medidas de segurança são incorporadas durante o processo para construir um software mais seguro em todos os aspectos.
Para cada tipo de demanda de comunicação, existe uma ferramenta certa capaz de simplificar o trabalho e potencializar ainda mais os resultados.
Quando se fala sobre software de automação, falamos das diversas possibilidades que existem para se melhorar um processo (de produção, prestação de serviço, vendas e etc.) ao substituir tarefas repetitivas e burocráticas operadas por pessoas por uma forma de integração com um sistema, tornando-a assim automática.
Existem diversos exemplos práticos disso, como softwares BPM para automação de processos, automação de marketing ou até integrações por meio de APIs (Interface de Programação de Aplicação) para automatizar tarefas.
E para fazer com que todas as opções de softwares trabalhem juntos e alinhados aos objetivos corporativos, é preciso ter atenção à importância da integração dos sistemas nas empresas.
O primeiro passo para uma boa integração é a definição de objetivos para o projeto.
Para garantir que eles sejam os melhores possíveis, é preciso escutar tanto os gestores das áreas envolvidas quanto os colaboradores que utilizam, no cotidiano, os sistemas a serem integrados.
Apenas com uma boa compreensão de como é feita a geração de valor nesses sistemas de comunicação e quais são os problemas enfrentados pelo time, é possível partir para a etapa seguinte: o planejamento.
No momento de planejar a integração de sistemas, é recomendável desenhar, inicialmente, soluções abstratas para as ferramentas e apresentar como seria o funcionamento delas na prática para todos os stakeholders antes de colocar a mão na massa e partir para a execução.
Só quando esse planejamento inicial estiver aprovado e compreendido por todos é que vale a pena começar o trabalho técnico nos sistemas.
Quais as Vantagens da Automação e Integração dos Softwares?
A integração de sistemas gera grandes impactos no dia a dia dos funcionários e na própria gestão empresarial, já que simplifica a administração dos negócios e dos setores organizacionais.
Os fluxos de trabalho são otimizados, rotinas se tornam mais dinâmicas e processos passam a ser executados de modo colaborativo entre trabalhadores de distintas áreas. Além disso, existem outras vantagens como:
Diminuição de Custos
A eliminação de ineficiências operacionais e de TI, ocasiona a diminuição constante de custos orçamentários, sendo que é possível o corte de boa parte deles.
Processos automatizados também diminuem o tempo gasto na execução de atividades organizacionais, o que gera economia.
Dessa forma, os gestores conseguem utilizar os recursos poupados para investimentos mais críticos e que geram maior qualidade para o atendimento ao cliente.
Aperfeiçoamento de Processos
O aperfeiçoamento contínuo de processos é requisito fundamental para toda empresa que deseja sobreviver no mercado em longo prazo, manter-se competitiva e obter sucesso.
Com uma boa integração de sistemas, essa otimização frequente se torna mais simples. Isso porque as atividades e tarefas poderão ser alteradas de modo mais simples, já que contam com suporte tecnológico.
Ganho de Desempenho
Contar com processos automatizados e integrados é essencial para que a companhia tenha capacidade de atender a todos os seus clientes e potenciais consumidores. Nesse contexto, sobressaem as organizações com maior colaboração entre departamentos, o que acarreta receitas maiores e um nível elevado de inovação.
A comunicação interna, quando reforçada, é capaz de otimizar as relações e promover a definição de estratégias em conjunto, bem como rotinas de trabalho mais eficientes. Tudo isso se traduz em maior produtividade das equipes.
Melhora na comunicação e no fornecimento de dados a clientes
Um benefício da integração de sistemas nas empresas é a melhora no atendimento aos clientes e na comunicação com o público.
Isso ocorre porque fica mais fácil acessar dados durante a interação com consumidores, pois basta entrar no sistema central para consultar itens como:
- Histórico de compras;
- Número de atendimentos;
- Dados cadastrais;
- Pagamentos efetuados ou em aberto;
- Tempo de interação com a companhia;
- Andamento do processo de vendas;
- Procedimentos de troca e cancelamento etc.
Para que tudo isso ocorra de forma satisfatória, é importante contratar uma empresa externa para essa tarefa.
Se for o caso, certifique-se de que eles entendam as reais necessidades da empresa e consigam implantar a integração de sistemas com escalabilidade proporcionando suporte e treinamento ao longo do processo.
Ficou com alguma dúvida sobre os desafios da integração de sistemas nas empresas?
Fale agora com um dos nossos especialistas para que possamos ajudar a sua empresa!