Black Friday 2021 mais ataques cibernéticos do que vendas.
Crescimento de fraudes pela internet na Black Friday em 2021 trazem problemas graves!
Uma das datas mais aguardadas do ano para o comércio, infelizmente foi marcada pela grande quantidade de ataques cibernéticos, fraudes e golpes.
Com o crescimento de pessoas que aproveitam essas promoções pelos meios digitais, vários cibercriminosos viram uma grande oportunidade de aproveitar e roubar tanto dinheiro como dados das pessoas.
O que mais acontece é que ao chegar próximo das datas de novembro os criminosos criam aplicativos e contas falsas para conseguirem enganar as pessoas principalmente na área de varejo.
Segundo um relatório de uma empresa de segurança de computadores, foi registrado na época um aumento de 58,5% no número de perfis falsos em redes sociais, além de um aumento de mais de 135% em campanhas de aplicativos fraudulentos.
Uma pesquisa realizada pela ClearSale mostrou que a Black Friday 2021 no Brasil cresceu 131,54% nas tentativas de fraudes em compras on-line quando comparada ao mesmo período de 2020.
Segundo informações do site Convergência Digital, que divulgou o estudo, o aumento foi de 51.553 pedidos potencialmente fraudulentos em 2020 para 119.318 neste ano.
Em termos financeiros, foram R$125,8 milhões em fraudes evitadas no e-commerce em 2021, contra R$70,3 milhões no ano anterior – crescimento de 78,93%.
Os objetivos desses ataques foram conseguir fraudar possíveis clientes interessados em descontos durante as datas, a partir disso compartilharam links de phishing em massa, coletavam dados pessoais e aplicavam golpes de roubos de WhatsApp.
Embora tenha ocorrido um grande aumento no número de casos de phishing, ele é um tipo de ataque bem comum no Brasil (você já deve ter ouvido falar muito dele).
Isso só demonstra a preocupação que devemos ter no mês de novembro e o cuidado com a verificação de dados e possíveis fraudes.
Esta data ficou mais conhecida por muitos brasileiros como Black Fraude.
Fraudes, como promoções absurdas em sites pouco confiáveis, também se potencializam durante os períodos.
Sites falsos, como promoções exageradas, como a do Golpe do Rayban, são um tipo de fraude que representa risco dobrado.
Ao exigir cadastros prolongados, com informações sensíveis, os criminosos podem não só cobrar por produtos que nunca chegarão, mas também podem colher as informações em outros golpes.
Contudo, lojistas também sofrem com os golpes: os famosos ataques de ransomware.
De acordo com Fabiano Brito, CEO da FC Nuvem, uma dica para as empresas evitarem esses ataques no período da Black Friday é buscar apoio consultivo para uma análise profunda e imparcial dos riscos, com a criação de um plano de ação para atacar rapidamente os pontos levantados, criando as camadas de segurança necessárias.
Ele ainda destaca a extrema importância de ter controle e visibilidade do seu ambiente.
Veja como melhorar a segurança e assim…
Evitar esses ataques cibernéticos?
Para o especialista, proteger os dados dos clientes e das empresas, além de garantir o funcionamento da operação, é primordial para o bom desempenho do negócio.
É necessário passar confiança para o consumidor e mostrar que a coloca em prática.
Uma outra dica para a empresa se proteger é construir uma arquitetura em camadas que possa gerar barreiras a serem transpostas pelos hackers e com isso não apenas desmotivá-los a continuar com a invasão, mas também proporcionar meios para rastrear e evitar o sucesso do ataque.
A cibersegurança nas empresas nada mais é do que o conjunto de medidas adotadas para proteger computadores, servidores, dispositivos móveis, sistemas eletrônicos, redes e dados contra-ataques malignos. Entre as categorias de proteção mais comuns, estão segurança de rede, de aplicativos, segurança de informações, segurança operacional, recuperação de desastres e continuidade dos negócios e educação do usuário final.
Para ter mais segurança contra-ataques cibernéticos, algumas soluções podem ajudar na proteção.
E uma das formas de se proteger é evitar clicar em links suspeitos e em nada que você não saiba a procedência, pois eles podem estar cheios de malware.
Além de ser importante contar com uma empresa que oferece as melhores soluções para o seu negócio.
O serviço de gerenciamento do Antivírus da ASER Security, oferece monitoramento contínuo da console de gestão, garantindo o acompanhamento da disseminação de vírus, patchs e atualizações a fim de garantir a aplicação em cada computador na baseline de gestão.
Assim, você não irá mais se preocupar com atualizações anuais de licenças ou se as definições de updates estão sendo executadas em cada computador ou servidor.
Quer deixar sua empresa mais segura?
Fale agora com um dos nossos especialistas e conheça nossos serviços