Ciberataques aumentam em quase 50% no Brasil no segundo trimestre de 2022
De acordo com estudos ocorrem cerca de 1540 Ciberataques por semana causando uma grande preocupação para empresários.
Uma pesquisa divulgada recentemente pela Check Point Research mostra que o número de tentativas de ataques cibernéticos contra empresas não para de crescer.
O Brasil, infelizmente, não fica de fora de tais estatísticas preocupantes.
Como aconteceu o crescimento de Ciberataques?
O principal vetor usado pelos atores maliciosos são os ransomwares, que, durante o segundo trimestre de 2022, já atingem uma dentre 40 corporações por semana, isso simboliza um aumento de 59% em comparação com o mesmo período do ano passado, no qual uma dentre cada 64 marcas era vítima desse tipo de manobra.
Falando especificamente do Brasil, o estudo revela que as empresas, em média, sofreram 1.540 tentativas de ataque semanalmente, uma soma 46% maior se compararmos com o segundo trimestre de 2021.
Esses números seguem uma tendência continental e global, uma vez que os crescimentos registrados na América Latina e no mundo inteiro foram de, respectivamente, 43% e 32%.
Aliás, os países latino-americanos são os que passaram a ser ainda mais visados pelos meliantes; em seguida, temos a Ásia com um crescimento exponencial de 33%.
Outro relatório divulgado pela Appgate revela um cenário futuro preocupante, com prejuízos globais causados por ransomware atingindo a marca dos US$ 265 milhões até 2030.
“O ransomware é, de longe, a ameaça que mais se prolifera e, além disso, é muito difícil se recuperar dele. À medida que os golpistas apostam nesses ataques, as organizações são forçadas a pagar cada vez mais pelo acesso a seus dados mais sensíveis. Mesmo que elas paguem, não há garantia de que algum desses arquivos possa ser recuperado”, explicou Marcos Tabajara, country manager da marca no Brasil.
Segundo o executivo, proteger-se contra esse tipo de ameaça é um processo longo, que se inicia com medidas para reduzir a incidência de phishing e evitar o roubo de credenciais, preferencialmente aplicando uma abordagem zero trust.
“Reduzir as ameaças externas de phishing e garantir acesso seguro gera um impacto imediato. É ainda essencial garantir que o encaminhamento de privilégios seja minimizado, impedindo o movimento lateral dos agentes e de seu malware”, complementa.
Como Manter a proteção contra os Ciberataques?
Manter a segurança dos seus dados deve ser uma prioridade de todas as pessoas, mas principalmente te empresas.
Ataques de Ransomwares se tornam cada vez mais frequentes e se você não adaptar sistemas e medidas de segurança será a próxima vítima futuramente.
Dessa forma siga os passos abaixo e vai prevenir a segurança dos seus dados.
- Mantenha o software atualizado em todos os dispositivos usados na sua organização para evitar que o ransomware explore as vulnerabilidades;
- Instrua os seus funcionários sobre como proteger o ambiente corporativo por meio de cursos e treinamentos variados sobre segurança digital;
- Concentre toda a sua estratégia na defesa e na detecção de movimentação lateral e na exfiltração de dados para a internet. Preste atenção especial ao tráfego de saída para detectar conexões de criminosos;
- Faça backup´s regulares dos seus dados e verifique se você pode acessá-lo rapidamente em caso de emergência;
- Use a Inteligência de Ameaças mais recente para ficar ciente das táticas, técnicas e procedimentos (TTPs) que estão sendo utilizados pelos agentes de ameaças.
- Utilize soluções como o Kapersky Endpoint que ajuda a identificar e impedir ataques nos primeiros estágios, antes que os atacantes consigam alcançar seus objetivos finais.
O mais importante é sempre manter a segurança dos seus sistemas com análises contínuas e fazendo sempre a análise de vulnerabilidades.
Por isso, conte com a Aser para fazer a segurança e análise dos seus sistemas de segurança digital e evite transtornos.
Fale com um de nossos especialistas e receba uma análise gratuita.