Como evitar violação de dados no home office
Com o crescimento do home office em todo o mundo, devido à pandemia de COVID-19, as empresas têm se preocupado cada vez mais com a questão da violação de dados. E não é para menos.
O home office, apesar de trazer para as companhias e seus colaboradores diversas vantagens, incluindo maior produtividade, melhor qualidade de vida e redução de custos, também pode oferecer grandes riscos à Segurança da Informação.
Para ajudar você a evitar a violação de dados quando os colaboradores da sua empresa trabalham de forma remota ou home office, produzimos este artigo com dicas que certamente serão de grande utilidade na proteção do seu negócio. Confira!
O que é violação de dados
Pode-se qualificar violação de dados como um evento no qual informações confidenciais, sejam de uma empresa privada, organização pública ou pessoa física, são colocadas em risco.
São muitas as ações e circunstâncias que podem causar a violação de dados. Dentre as principais, vale destacar:
- ataques maliciosos ou criminosos
- falha humana
- falhas em sistemas
Para uma empresa, os custos econômicos decorrentes da violação de dados do negócio ou de seus clientes podem ser muito altos. Sem falar, é claro, nos prejuízos para a reputação e para a imagem da marca, que perde credibilidade e confiabilidade no mercado quando eventos como esse acontecem.
As diferenças da proteção de dados no ambiente corporativo e no home office
Tendência já há algum tempo, o home office se tornou uma urgência nos últimos meses por conta da pandemia de Covid-19 e da necessidade de isolamento social. Sua implementação, no entanto, traz uma dúvida para donos de empresas e gestores de TI: como evitar a violação de dados quando colaboradores atuam na modalidade de trabalho remoto?
Como você já sabe, os dados são, hoje, o ativo mais importante de uma empresa. E, portanto, protegê-los deve ser uma prioridade em negócios de todos os segmentos e porte.
Aqui no blog da Aser nós estamos sempre falando sobre as ações que ajudam a tornar as redes dos escritórios e empresas seguras. Manter softwares e aplicativos atualizados, usar firewalls de qualidade e dar treinamento aos colaboradores estão entre as boas práticas de proteção de dados no ambiente corporativo.
Já na operação em home office, para manter as informações do negócio em segurança, inibir a atividade de hackers e evitar a violação de dados é importante que a empresa tome algumas das medidas citadas no próximo tópico.
5 dicas para evitar a violação de dados no home office
Para mitigar os riscos da sua empresa sofrer com a violação de dados enquanto seus colaboradores trabalham no modelo home office, vale seguir as seguintes dicas:
1. Estabeleça regras para o home office e uma Política de Segurança da Informação
Criar regras para o trabalho remoto é o primeiro passo para garantir que a segurança de dados da sua empresa não corra riscos mesmo com seus colaboradores trabalhando em home office.
É preciso também estabelecer uma Política de Segurança da Informação (PSI) para a operação remota da empresa. Com uma PSI bem estabelecida seus profissionais estarão bem orientados sobre como agir para a proteção dos dados e informações da empresa.
2. Reforce as camadas de proteção
Para evitar a violação, é fundamental utilizar várias camadas de proteção para o acesso de informações, com o objetivo de reduzir ao máximo a possível exposição dos dados sigilosos.
É fundamental que os colaboradores habilitem o protocolo HTTPS em seus dispositivos para que possam utilizar seus webmails, sistemas corporativos, realizar pagamentos e outros serviços.
3. Invista em criptografia
Outra medida importante é a criptografia dos dados considerados sigilosos, como senhas, informações de cartão de crédito, entre outras. Assim, nem mesmo os administradores terão acesso aos conteúdos sem a chave criptografada.
Porém, como não é possível criptografar todas as informações do banco de dados, é importante restringir os acessos dos usuários para apenas aquelas informações necessárias para a execução de suas atividades do dia a dia.
4. Use uma VPN segura
As VPNs, Virtual Private Network, são redes privadas virtuais que permitem uma conexão segura com outra rede pela internet, podendo ser usadas para proteger a atividade de navegação dos usuários.
Com elas, é possível reduzir a exposição direta dos dados e serviços da empresa na internet.
5. Faça monitoramento remoto
O home office se torna uma fragilidade na proteção de dados da empresa, já que 75% dos funcionários não se preocupam com medidas de privacidade ao trabalhar remotamente. Assim, investir em monitoramento remoto é imprescindível.
Boas ferramentas de monitoramento remoto garantem um controle total da sua operação, mesmo que toda a sua equipe esteja em casa. Assim, você mantém os dados do negócio protegidos.
E aí, gostou do nosso artigo sobre como evitar a violação de dados da sua empresa em tempos de home office? Esperamos que ele ajude na proteção das informações do seu negócio. E para ver outros conteúdos como este, acompanhe sempre as publicações aqui, no blog da Aser.