Conheça os benefícios de contar com um bom time de resposta a incidentes cibernéticos
Já falamos aqui no blog sobre a importância da Segurança da Informação para as empresas nos dias atuais e de como é cada vez mais comum a ocorrência de ciberataques, vazamentos de dados e violação de informações, mesmo em negócios de pequeno e médio porte. E, nesse cenário, nada como contar com um bom time de resposta a incidentes cibernéticos, que esteja sempre pronto para lidar com ameaças que colocam os sistemas e os dados da empresa em risco.
Se você ainda não sabe como atua um time de resposta a incidentes de Segurança da Informação, neste artigo nós mostramos como funciona e quais benefícios esse recurso tão importante para a proteção da sua empresa traz para o seu negócio. Confira!
O que é um time de resposta a incidentes cibernéticos
Um time de resposta a incidentes cibernéticos é um grupo técnico que recebe, analisa e responde notificações e atividades relacionadas a problemas de segurança em sistemas e redes. É formado por profissionais especializados em cibersegurança, que ficam responsáveis por monitorar os ambientes virtuais das empresas que têm esse serviço à disposição.
O objetivo do time de resposta a incidentes é manter a segurança da informação das organizações no ambiente computacional por meio de estratégias para proteção dos sistemas e dados. Não existem funções padronizadas e cada time define o que será feito com base nas necessidades da empresa e da comunidade que ele atende.
A importância de poder contar com um time de resposta a incidentes cibernéticos
Com a revolução digital e o valor que os dados ganharam no cenário atual, as ameaças que assombram a rede e os sistemas das empresas são inúmeras e os ataques de hackers têm sido cada vez mais sofisticados. Esses ataques, além de trazerem sérios problemas legais, principalmente agora, com a entrada em vigor da LGPD, podem também prejudicar todo o funcionamento da empresa, gerando sérios prejuízos.
E se engana quem pensa que o problema só atinge grandes organizações. Números mostram que 90% dos crimes cibernéticos já são direcionados às pequenas e às médias empresas.
Por conta das crescentes ameaças e riscos, atualmente é impossível criar um sistema ou uma rede 100% segura. Mas é possível mitigar os danos de forma considerável ao contar com a atuação de uma equipe de resposta a incidentes.
Porém, para que isso ocorra é preciso ter um bom time, com profissionais qualificados, que atue compartilhando relatórios fundamentais para a organização, observando e discutindo pontos centrais para a proteção de ativos.
É importante ter claro que um time de resposta a incidentes pode exercer funções reativas e/ou proativas. Entre os serviços reativos estão:
- alertas de segurança
- tratamento de vulnerabilidades
- tratamento de incidentes de segurança
- tratamento de artefatos, como worms, vírus, trojans, entre outros.
Já entre os proativos estão:
- anúncios de segurança
- gerenciamento e auditoria
- configuração e manutenção de ferramentas
- aplicações e infraestrutura de segurança
- desenvolvimento de ferramentas de segurança
- serviços de detecção de intrusão
- atualização tecnológica para detectar novas atividades que comprometam os sistemas e divulgação de informações relacionadas à segurança.
Benefícios de um time de resposta a incidentes cibernéticos
Contar com um time de resposta a incidentes cibernéticos só traz benefícios para uma empresa. Reconhecer incidentes, identificá-los em tempo e realizar sua análise e correção é imprescindível para manter a segurança e a proteção dos dados.
Empresas que cuidam de sua segurança são mais competitivas, pois ter os dados roubados ou vazados causa diversos transtornos, de prejuízos financeiros a danos irreversíveis à imagem do negócio.
Cuidar das vulnerabilidades e estar pronto para responder os ataques de forma rápida, minimizando falhas e danos, tornam as empresa mais competitivas e destacadas no mercado. E contar com um time de resposta a incidentes cibernéticos é a melhor forma de fazer tudo isso.
Gostou do nosso conteúdo? Pois saiba que a Aser conta com soluções de resposta a incidentes capazes de receber, triar, analisar e responder a todos os alertas gerados, de acordo com o grau de criticidade. Temos uma equipe que trabalha para manter níveis pré-estabelecidos de disponibilidade, confidencialidade e integridade, de acordo com os ambientes e cenários das empresas, com foco na funcionalidade.
Quer saber mais? Conheça nosso time de resposta a incidentes, veja como funciona nosso SOC e fale com um dos nossos especialistas para descobrir como podemos atender à sua empresa.