Conheça os benefícios do monitoramento do trabalho remoto
A detecção da improdutividade é o benefício mais óbvio, mas soluções desse gênero vão muito além dessa funcionalidade.
Quando pensamos em plataformas de monitoramento de trabalho, é impossível não imaginarmos, logo de cara, uma ferramenta dedicada a “vigiar” os colaboradores de forma automatizada para garantir que eles não estejam procrastinando em vez de produzir. De fato — por mais “preconceituosa” que tal descrição resumida possa ser, a grande vantagem dessas soluções é justamente otimizar a produtividade dos funcionários, identificando períodos de ociosidade em websites considerados improdutivos.
Porém, seus benefícios não terminam por aí — se terminassem, tais softwares não seriam igualmente úteis dentro do escritório também. É isso mesmo: o monitoramento de produtividade, embora seja crítico no trabalho remoto, também pode ser empregado em equipes locais ou híbridas, com resultados igualmente interessantes para os empregadores e gestores em posição de liderança.
Mensura a capacidade de entregar
Nem todo funcionário é igual. Alguns possuem maior capacidade de entregar — e, aqui, com o termo “entregar”, queremos dizer o ato de concluir aquilo que lhe é requisitado — do que os outros, e isso não significa que você deve desligar certos profissionais de sua equipe. Cada profissional tem seus pontos positivos e negativos, sendo que alguns deles podem fazer um trabalho de maior qualidade, mas em um tempo igualmente mais longo.
Com o correto monitoramento de produtividade, os gestores são capazes de mensurar a capacidade de entrega de seus colaboradores, sabendo então quais tarefas dedicar a cada um e quais marcos definir para determinado projeto tendo como base essas estatísticas absolutas. Com isso, a distribuição de atribuições fica muito mais fácil e ágil, já que tal análise é algo que pode ser feita praticamente em tempo real.
Possibilita melhores feedbacks
Prover feedbacks é algo crucial para garantir a motivação de um colaborador. O profissional que não recebe explicações claras a respeito da qualidade de seu trabalho — incluindo indicações se ele está dentro do que fora esperado no momento da contratação ou não — pode se sentir abandonado, e, por consequência, desmotivado. Esse fenômeno se torna ainda mais comum quando o assunto é trabalho remoto, já que o fator comunicação costuma ser deixado de lado.
Os dados coletados através das ferramentas de monitoramento de produtividade lhe permitem dar feedbacks com maior facilidade. Mais do que simplesmente dizer que um funcionário é “bom” ou “ruim”, você pode mostrar — com estatísticas e números concretos — quais são seus pontos fortes, quais são as suas fraquezas e o que pode ser feito caso ele queira melhorar a si próprio.
Ajuda a calcular custos de um projeto
Você precifica projetos para seus clientes com base no tempo gasto para concluir as tarefas? Deixar que os profissionais envolvidos nesse processo relatem suas horas despendidas em determinado job pode causar erros humanos, fazendo com que a conta deixe de bater. Um contrato pode acabar saindo mais caro ou mais barato do que ele realmente deveria ser.
Com uma solução de monitoramento, a liderança consegue saber exatamente quantos minutos cada profissional dedicou para as tarefas relativas a um projeto em específico, o que lhe permite ter maior clareza em seu processo de precificação e otimizar os relatórios de entrega para os clientes.
E muito mais
Esses são só alguns exemplos de como tais soluções podem ser úteis, especialmente em tempos em que a transformação digital acelerada está causando uma rápida digitalização dos empreendimentos. Experimente uma ferramenta do gênero e confira, por si próprio, como ela pode otimizar a produtividade e o fluxo de trabalho de seu time como um todo.