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Controle de produtividade: qual o papel da gestão de TI no monitoramento do desempenho dos funcionários da empresa

Controle de produtividade: qual o papel da gestão de TI no monitoramento do desempenho dos funcionários da empresa
Tempo de Leitura 3 Minutos

Controle de produtividade: qual o papel da gestão de TI no monitoramento do desempenho dos funcionários da empresa

 

Como é feito o monitoramento de desempenho dos colaboradores da sua empresa? O controle de produtividade é um dos grandes desafios dos gestores de equipe. E em tempos de pandemia e crescente número de profissionais trabalhando em home office, essa se tornou uma questão ainda mais sensível. 

As aparentes barreiras para acompanhar as atividades dos colaboradores faz muitos líderes hesitarem sobre a implementação do trabalho remoto. Isso acontece, principalmente, porque grande parte dos gestores desconhece as boas práticas, a importância da equipe de TI nessa experiência e as ferramentas que tornam totalmente viável monitorar a produtividade dos profissionais que cumprem sua jornada em ambiente externo à empresa. 

Para tirar dúvidas a respeito desse assunto e mostrar qual o papel do TI da empresa no monitoramento da produtividade das equipes da empresa, escrevemos este conteúdo. Acompanhe!

O controle de produtividade no home office

Em outro conteúdo aqui do blog, o artigo Monitoramento remoto: como proteger os dados e garantir a produtividade dos colaboradores no home office, nós mostramos que o controle da produtividade está entre as principais razões para as empresas hesitarem em adotar o home office. 

Por desconhecerem ferramentas que permitem fazer o monitoramento de produtividade dos colaboradores e muitas vezes não darem à área de TI o protagonismo necessário na implementação do trabalho remoto, as empresas temem perder desempenho e, por consequência, qualidade em sua operação e volume de receita. 

A boa notícia para os gestores é que investindo em recursos tecnológicos e adotando as melhores práticas de gestão de Tecnologia da Informação, o controle de produtividade das equipes que atuam em home office pode ser feito de forma eficiente, garantindo o perfeito funcionamento da empresa. 

A gestão de TI e o controle de produtividade dos colaboradores

Com os trabalhadores em home office, cabe à gestão de TI apresentar os recursos e ferramentas que poderão monitorar e controlar a produtividade de cada um dos colaboradores, assim como garantir a segurança dos dados e informações da empresa e dos clientes.

Para viabilizar o trabalho remoto, existem sistemas de monitoramento de atividades que podem controlar programas e aplicativos usados por cada um dos funcionários, o tempo gasto em cada aplicação e qual a finalidade do uso. Assim, é possível saber se o tempo passado frente ao computador foi gasto em tarefas de trabalho ou atividades pessoais. Esses sistemas são capazes de gerar relatórios com dados que permitem uma análise clara do comportamento das equipes em home office.

Só o uso desses sistemas já garante um controle bastante completo da produtividade dos funcionários. No entanto, também é preciso adotar boas práticas que possibilitem ao TI o monitoramento eficiente dos funcionário em trabalho remoto. Duas delas nós listamos a seguir:

Investir em ferramentas de comunicação

Para que a empresa mantenha toda sua eficiência ao aderir ao modelo de trabalho home office, é indispensável investir em ferramentas de comunicação, usadas para interagir com a equipe que trabalha em casa.

Só por meio delas é possível, além de oferecer suporte sempre que necessário, monitorar o trabalho à distância, mesmo que de forma indireta.

Com as ferramentas certas é possível ter o controle de produtividade da sua equipe, acompanhar o fluxo de trabalho e garantir que todos cumpram suas metas para, assim, a empresa atingir seus objetivos.

Ofertar um bom suporte técnico à sua equipe

Um erro muito comum entre as empresas que estão adotando o trabalho remoto é não oferecer um suporte eficiente à sua equipe de colaboradores, deixando-os praticamente sozinhos. Sem um serviço de suporte adequado, os funcionários acabam perdendo muito tempo para solucionar contratempos que poderiam ser resolvidos de forma rápida com uma boa e simples orientação. 

Por isso, é importante que a equipe de TI esteja preparada para auxiliar os profissionais que estão em trabalho remoto. E que a empresa forneça também equipamentos que possibilitem o trabalho de forma eficiente. 

Como você pode ver, contar com o TI é fundamental para garantir segurança e assertividade na adoção do home office e poder realizar o monitoramento eficiente da atuação das equipes em trabalho remoto. E apenas com a dedicação dessa área e os recursos de tecnologia necessários seu negócio pode desfrutar de todos os benefícios de ter funcionários atuando remotamente.

Nosso conteúdo sobre controle de produtividade foi útil para você? Para ver outros artigos sobre Segurança da Informação, soluções de TI e negócio, acompanhe as publicações aqui, no blog da Aser.