Digital footprints: a importância de cuidar das “pegadas” de sua Marca
Entenda o que é o monitoramento de marca e como ele pode ajudá-lo a manter um relacionamento mais saudável com seu público.
A incidência de campanhas de phishing só cresce e, infelizmente, a tendência é que esse tipo de golpe se torne cada vez mais popular ao longo dos próximos anos. Pesquisas apontam que os criminosos estão personificando empresas famosas até mesmo para roubar perfis do WhatsApp — se passando por perfis oficiais das companhias em outras redes sociais, os golpistas pedem que a vítima informe o código de verificação enviado por SMS para prosseguir com supostas requisições de SAC.
Essas novas estratégias adotadas pela malandragem virtual nos lembram da importância do monitoramento de marca, também conhecido como monitoramento de digital footprints (algo como “pegadas digitais”, caso fôssemos traduzir para o português). Trata-se de uma prática preciosa de segurança cibernética para qualquer companhia que lide com o público consumidor final; mas, por algum motivo, ainda são poucas as empresas brasileiras que conhecem e entendem a importância de tal conceito.
Monitorar sua presença na web nada mais é do que usar métodos variados — manuais ou automatizados — para vasculhar a internet (surface, dark e deep) em busca de usos indevidos de suas propriedades intelectuais, incluindo nome, logotipo e elementos da identidade visual. Isso inclui páginas falsas no Facebook, domínios maliciosos, campanhas de email e quaisquer outras peças que possam estar personificando a sua marca com o intuito de ludibriar os internautas com finalidades malignas.
Protegendo seu público-alvo
Vamos imaginar que um cliente de uma operadora telefônica recebe um email falso que seja altamente parecido com as comunicações oficiais da companhia (ou seja, usa o logotipo, elementos visuais e até um domínio que lembra bastante a URL legítima) lhe orientando a fazer o pagamento da fatura mensal. O consumidor, no fim das contas, cairá no golpe e culpará a provedora de serviços por “permitir” que os criminosos consigam entrar em contato simulando os e-mails reais da companhia com tanta fidelidade.
O mesmo acontece com páginas falsas no Facebook — é cada vez mais comum ver estelionatários copiando os perfis de lojas famosas para espalhar falsas promoções. O internauta que cair na armadilha dificilmente entenderá o lado do ecommerce e o culpará pelo fato de ter feito o pagamento sem jamais receber o produto. O monitoramento de marca visa evitar esse tipo de situação, pois você consegue identificar eventuais usos maliciosos de sua marca antes que eles atinjam seu público consumidor.
Uma vez que você mantenha um monitoramento ativo, fica muito mais fácil requisitar takedowns — ou seja, pedir a remoção de perfis falsos para redes sociais ou a derrubada de um domínio malicioso, por exemplo. Com isso, garantimos uma confiabilidade maior entre seu empreendimento e seus clientes, que passam a enxergar sua marca como uma empresa realmente preocupada com a segurança e privacidade de dados.
Identificando golpes com antecedência
Outro benefício do monitoramento de digital footprints é a identificação prematura de incidentes cibernéticos e vazamentos de informações. Muitas empresas não percebem que suas bases de dados foram violadas até que a mídia comece a noticiar o fato ou após as primeiras reclamações de seus clientes. Você certamente não quer esperar que seus consumidores tenham o cartão de crédito clonado para perceber que criminosos invadiram seu gateway de pagamentos, não é mesmo?
O monitoramento de pegadas facilita a descoberta de eventuais planos maliciosos que golpistas estejam preparando contra sua empresa ou contra seus clientes, incluindo o uso de bancos de dados roubados, campanhas de phishing direcionado contra seus colaboradores ou até mesmo a exploração de vulnerabilidades em seus sistemas. E, por falar em exploração de vulnerabilidades, você sabia que a Aser Security oferece serviços de testes de intrusão, encontrando brechas em seus ambientes antes que criminosos o façam?
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