Entenda o que é NOC e como ele impacta na disponibilidade de rede da sua empresa
Problemas de indisponibilidade de rede são um desafio constante para as empresas que, quando sofrem com lentidão e travamentos, acabam tendo de lidar com perdas e prejuízos.
Para evitar os impactos negativos que instabilidades de sistema e conexão podem trazer para o negócio, neste artigo falamos sobre o NOC, uma abordagem focada no monitoramento e na gestão do ambiente de TI da empresa para garantir disponibilidade da rede. Confira!
O que é NOC
O NOC (Network Operations Center) é um serviço focado em manter o ambiente de TI de um negócio o mais estável possível. Para isso, os profissionais que trabalham nesses centros de operação fazem o monitoramento e a gestão contínuos da estrutura de TI da empresa.
Usando softwares de segurança específicos, nos NOCs um time de especialistas monitora os alertas gerados pelos ativos da área de TI, como hardwares, sistemas, aplicativos, dispositivos de rede, links de internet e todos os indicadores de Tecnologia da Informação da empresa, para evitar que falhas e problemas causem indisponibilidades.
Como funciona o serviço do NOC
Como dito acima, é função da equipe de especialistas que atuam no NOC fazer a gestão e o monitoramento dos sistemas e das redes da empresa, para evitar eventos que gerem lentidão, instabilidades e quedas.
Faz parte das atribuições do NOC:
- monitorar sistemas e redes da empresa
- reagir de forma rápida diante de qualquer incidente
- instalar e atualizar softwares
- gerenciar patches
- fazer backup e armazenamento
- gerenciar firewalls e controlar IPs
- analisar ameaças externas
- coordenar as políticas de uso de todos os ativos de TI da empresa.
É papel do NOC também gerar relatórios periódicos e analisar informações para prever necessidades de investimento ou identificar a escassez de recursos da infraestrutura de TI da empresa.
Qual a diferença entre NOC e SOC
Uma dúvida comum, mesmo entre os profissionais mais experientes das áreas de TI e SI, é sobre as diferenças entre SOC e NOC. Por isso vale esclarecer que, enquanto o Security Operations Centre é uma abordagem focada em Segurança da Informação que lida com incidentes que afetam os ativos de segurança da empresa. É atribuição do Network Operations Center tratar os incidentes que afetem a performance ou a disponibilidade dos sistemas de uma companhia.
É importante considerar, no entanto que, como muitos incidentes envolvendo SI afetam de alguma forma a disponibilidade dos ativos de TI os dois serviços devem caminhar juntos. Porém, com equipes diferentes, já que os profissionais dessas áreas precisam possuir qualificações e habilidades diferentes.
Quais o benefícios de utilizar o NOC
Gestores de TI e donos de empresas conhecem bem como redes instáveis e indisponibilidades frequentes impactam negativamente o negócio: baixa produtividade, perda de vendas, insatisfação de clientes e desperdício de recursos são só alguns dos problemas gerados pela falta de monitoramento e gestão no ambiente de TI das organizações.
Com o atuação do NOC, as empresas passam a contar com diversos benefícios que eliminam esses problemas. Incluindo:
Economia de tempo e aumento da eficiência
A abordagem do NOC tem impacto direto na operação de toda a empresa, pois ao eliminar instabilidades e indisponibilidades ajuda a otimizar processos e a aumentar a produtividade e a eficiência das equipes de todas as áreas. Assim, há economia de tempo e de recursos que podem ser empregados em ações que tragam maior lucratividade para o negócio.
Automatização da coleta de dados
Com a implantação do NOC é possível fazer a coleta automática de diversos dados, o que dá maior agilidade à resolução de problemas que podem impactar diretamente o usuário/cliente final da empresa.
Manutenção ativa e detecção precoce de problemas
Um Network Operations Center garante a realização automática de backups de informações críticas e a manutenção constante dos principais sistemas de TI da empresa. Assim, é possível que as equipes de especialistas tenham uma atuação mais proativa na gestão do ambiente de Tecnologia da Informação da organização.
Monitoramento remoto 24×7
O NOC faz monitoramento constante do ambiente de TI. Com ele, toda a estrutura de Tecnologia da Informação do negócio está sob cuidados 24 horas por dia, 7 dias por semana, todos os 365 dias do ano. Assim, sempre que há uma irregularidade um alerta é enviado e o erro pode ser resolvido evitando redução de produtividade e longos períodos de indisponibilidade.
Como você pode ver, o NOC é uma importante abordagem para a boa gestão de TI de uma empresa e traz muitos benefícios para os negócios que investem em sua implementação.
Se você quer saber mais sobre como contar com a atuação de um Network Operations Center na sua empresa, fale conosco, da Aser, e saiba como funciona nosso serviço de NOC e como ele pode auxiliar no monitoramento e gestão do TI da sua empresa.