+55 (11) 5199 7230 | contato@aser.com.br

IAM e CIAM: você sabe o que são e qual é a diferença?

IAM e CIAM: você sabe o que são e qual é a diferença?
Tempo de Leitura 2 Minutos

IAM e CIAM: você sabe o que são e qual é a diferença?

Ambos os termos estão na boca dos profissionais de cybersegurança, mas, até entre estes, acabam causando confusão; os conceitos de IAM e CIAM são similares, mas têm diferenças importantes.

IAM e CIAM

Você já deve estar careca de saber que, com a transformação digital acelerada e a rápida digitalização da entrega de serviços e produtos — fenômenos ocasionados sobretudo pela crise que vivemos nos últimos dois anos —, o foco dos profissionais de segurança cibernética deixou de ser o perímetro da rede e passou a ser a identidade do usuário.

Afinal, não existe sequer mais um perímetro a ser protegido: seus colaboradores e clientes estão espalhados, usando diversos dispositivos para acessar informações e aplicações.

Nesse cenário, a identidade digital se torna mais importante do que nunca, pois é ela que garante que aquele indivíduo tentando acessar determinado conteúdo é realmente quem afirma ser, e não um criminoso cibernético que roubou suas credenciais. Por conta disso, estamos ouvindo mais do que nunca dois termos similares e que, para muitos profissionais do setor, são a mesma coisa: IAM e CIAM.

Se você faz parte desse grupo, saiba que não poderia estar mais errado!

O que é IAM e CIAM?

IAM significa Identity and Access Management, algo como Gestão de Identidade e Acesso.

Trata-se do conjunto de práticas e ferramentas (soluções, frameworks etc.) que visam administrar de forma mais eficiente a identidade digital dos colaboradores de sua empresa, garantindo que eles só tenham acesso àquilo que seja essencial para o exercício de sua atividade profissional.

Geralmente, soluções de IAM conseguem usar análise comportamental para identificar se um colaborador teve sua conta invadida, por exemplo.

E o CIAM?

Bom, a letra “c” refere-se à Customers ou Clientes. Sendo assim, soluções de CIAM visam prover uma experiência mais agradável de autenticação para os seus clientes, sendo algo importante, por exemplo, para instituições bancárias que atuam exclusivamente pela internet, redes sociais, lojas virtuais e assim por diante.

O CIAM visa equilibrar segurança, confiabilidade e uma experiência frictionless — ou seja, sem atrito, sendo o mais amigável e fácil para o cliente.

Qual delas é a mais importante?

Ambas!

Enquanto a IAM garante segurança interna em seu ecossistema corporativo, a CIAM coloca a sua empresa no topo da transformação digital ao proteger a identidade digital do cliente ao mesmo tempo em que lhe livra de processos chatos como preencher longos formulários de cadastro e ter que se lembrar de senhas.

Com esses modelos de seguranças em sistemas para facilidades de acesso de seus colaboradores e clientes fica bem claro que a seguranças das informações deles estão em suas mãos.

Você deve tomar a melhor decisão possível e assim garantir que tudo ande conforme planejado sem ocorrerem ataques.

Pode contar com a Aser Security que é uma empresa que está focada em trazer soluções para a segurança de seus sistemas.

Fale com um de nossos especialistas e garanta a segurança das informações da sua empresa!