IAM: você sabe o que é e qual a importância no novo normal?
A área de gestão de acesso e identidade está crescendo de forma vertiginosa por conta das novas tecnologias e processos oriundos da transformação digital acelerada.
Você com certeza já se deparou com o termo IAM, mas talvez não conheça seu significado e tampouco saiba a sua importância. Trata-se da sigla para Identity and Access Management, que pode ser traduzido como Gestão de Acesso e Identidade. Não se trata de um conceito novo — muito pelo contrário, estamos falando de uma arte antiga, mas que vem se tornando cada vez mais crítica por conta das mudanças tecnológicas e metodológicas que vieram com a transformação digital acelerada.
A grosso modo, IAM é a prática de gerenciar o correto acesso dos corretos indivíduos às informações que eles possuem privilégio de acessar. O profissional que trabalha nessa área é responsável por fazer a gestão de identidades digitais e os níveis de acesso de cada um deles, impedindo, por exemplo, vazamentos de dados ocasionados por colaboradores despreparados manipulando bases de dados sobre as quais eles não deveriam conseguir acessar. Acredite ou não, mas esse tipo de cenário é mais comum do que se imagina!
Se IAM já era importante antes, no novo normal pós-COVID-19, tal arte se torna ainda mais crítica. Afinal, com o trabalho remoto e adoção de computação na nuvem como principal infraestrutura profissional, é importantíssimo realizar a correta gestão de acessos à aplicações críticas em cloud e garantir que o colaborador que esteja tentando fazer login em um ambiente corporativo seja realmente ele, e não um criminoso cibernético que se apossou de suas credenciais.
Diversas provedoras de soluções de segurança e de infraestrutura-como-serviço (infrastructure-as-a-service ou IaaS) já contam com ferramentas automatizadas de IAM que facilita bastante a gestão das identidades, fornecendo inclusive dados como históricos de acessos (para eventuais auditorias), aplicações automáticas de políticas de privilégios e elaboração de relatórios. Embora seja perfeitamente possível desenvolver uma plataforma de IAM internamente, a contratação de uma ferramenta terceirizada costuma cortar custos, facilitar a integração de SDKs e aumentar a segurança geral das credenciais.
Entre em contato com a Aser Security e saiba como podemos ajudá-lo com controle de acessos dentro da sua companhia!