IoT: como ela impacta o negócio no segmento varejista
A IoT oferece infinitas possibilidades para diversos segmentos de negócios, o que garante que empresas possam crescer e transformar a forma como trabalham, adotando métodos mais modernos e eficazes. E o setor varejista tem aproveitado muito desse novo universo.
No entanto, para usufruir de todos os benefícios que essa tecnologia oferece, é preciso também estar atento aos desafios que ela traz. Neste artigo nós mostramos como a Internet das Coisas vai impactar seu varejo. Confira!
O que é IoT
Internet das Coisas (IoT) é a nomeação da rede de objetos físicos — “coisas” — que são incorporados a sensores, software e outras tecnologias com a finalidade de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela Internet. Esses dispositivos variam de objetos domésticos comuns a ferramentas industriais sofisticadas.
Conectar coisas à Internet produz muitos benefícios para o nosso cotidiano. Todos nós já experimentamos tais benefícios em nossos celulares, laptops e tablets, além de outros eletroeletrônicos. Mas isso também pode se aplicar a diversos outros dispositivos que nos cercam.
A verdade é que o conceito de Internet das Coisas é muito simples: ele defende pegar todas as coisas do mundo e conectá-las à Internet, possibilitando, assim, uma infinita ligação entre as mais diversas pessoas e objetos.
Como a internet das coisas pode ser usada pelo segmento varejista
A IoT tem uma diversidade de recursos que oferecem muitas possibilidades de melhoria para o gerenciamento do varejo e para a experiência do cliente. Dentre elas vale destacar:
- a comunicação personalizada com base nos dados coletados
- a otimização do uso do produto
- o monitoramento e a previsão do tempo de espera nas lojas
- a atualização em tempo real sobre o status de entrega do produto para o cliente
- o surgimento de prateleiras inteligentes
- o aprimoramento da gestão da cadeia de suprimentos.
Como a IoT beneficia o varejo
O uso da tecnologia da Internet das Coisas pode trazer diversas vantagens para o segmento varejista. Vale destacar os seguintes benefícios:
- a redução do encolhimento e das fraudes
- o aperfeiçoamento de todo o processo de logística
- a otimização na exposição de produtos
- o uso eficiente da equipe da loja
- o gerenciamento e o rastreamento do varejo
- a conexão de experiências online e na loja física
- o gerenciamento de estoque mais eficaz
- a melhora da experiência do cliente
- o check-out automatizado.
Claro que os benefícios da utilização da Internet das Coisas vão muito além desses, as possibilidades de ações crescem a cada dia. Contudo, também existem os desafios do uso dessa tecnologia.
Quais os desafios do uso da internet das coisas por empresas varejistas
Não há dúvidas de que o uso da IoT traz diversas vantagens para os negócios do segmento varejista e que sua implantação é o futuro do mercado. No entanto, é preciso considerar também os desafios que essa tecnologia apresenta e que precisaram ser vencidos para que as empresas possam usufruir de todos os benefícios que a revolução feita por ela trará.
Para o varejista que quer estar atualizado, é importante saber que os principais desafios trazidos pelo uso da Internet das Coisas são:
- elementos de infraestrutura e rede
- sensores e dispositivos
- análise de dados
- solução de segurança e cibersegurança
- serviços de consultoria.
Esperamos que este conteúdo sobre IoT tenha sido útil para você. Para ver outros artigos que ajudam na atualização e na proteção do seu negócio, acompanhe as publicações aqui, no blog da Aser.