Plano de Resposta a Incidente de Segurança Cibernética: entenda o que é e como elaborar um para o seu varejo
Embora muitos donos, e mesmo gestores de TI, ignorem este fato, ter um Plano de Respostas a Incidentes de Segurança Cibernética é um dos pilares de uma boa estratégia de cibersegurança para empresas varejistas.
Neste artigo, nós mostramos por que estar preparado para agir de forma rápida e assertiva em casos de ameaças e ataques ao ambiente virtual do seu varejo é tão importante para o seu negócio. Confira!
O que é um Plano de Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética
O Plano de Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética (ou IRP, do inglês Incident Response Plan) é um documento elaborado com o objetivo de identificar e traçar ações que devem ser colocadas em prática caso algum evento de cibersegurança que impacte negativamente a empresa ocorra.
É tendo esse plano como guia, que as equipes da área de Segurança da Informação conseguem lidar de forma eficiente com imprevistos e, assim, garantir que a operação da empresa não seja gravemente prejudicada ou interrompida quando acontecem ameaças e ciberataques.
Como funciona um Plano de Resposta a Incidentes
O Plano de Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética deve conter a definição de incidente e descrever todos os procedimentos que serão executados quando um incidente ocorrer.
O documento deve especificar as ferramentas, tecnologias e recursos a serem utilizados, bem como os colaboradores que fazem parte do processo e suas responsabilidades.
Quais problemas não ter um Plano de Resposta a Incidentes pode causar
Segundo o estudo sobre a Organização Cibernética Resiliente de 2019, lançado em abril de 2019 pela IBM Security, que ouviu 3.655 profissionais de segurança de TI de todo o mundo, 67% dos entrevistados admitiram que sua organização não possui um Plano de Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética aplicado de forma consistente em toda a empresa.
Esses números mostram uma realidade preocupante, pois o Plano de Resposta a Incidentes é fundamental para que não haja prejuízo graves nas operações de uma empresa em casos de falhas de sistema e ataques de cibercriminosos. Já que é a partir dele que as equipes vão conseguir responder aos incidentes com mais eficiência e agilidade.
Quais as melhores práticas para a elaboração de um Plano de Resposta a Incidentes
Considerando a importância das empresas terem um Plano de Resposta a Incidentes, é fundamental que os gestores de TI saibam quais são algumas das principais práticas na elaboração desse documento:
Preparar os usuários: os times de resposta a incidentes que irão lidar com os eventos de cibersegurança devem conhecer todos os procedimentos que precisam ser adotados em caso de ameaça e ataque.
Identificar os possíveis riscos: é fundamental conhecer o perfil da infraestrutura de TI da empresa e identificar os riscos operacionais existentes no ambiente virtual. A partir desse conhecimento, é possível classificar os riscos, o que melhora a orientação para a reação aos incidentes.
Criar medidas para reconhecer e mitigar problemas: é essencial criar medidas que possam auxiliar na identificação e na correção de problemas. Com os riscos identificados e classificados, as equipes passam a ter um planejamento objetivo e transparente de ação.
Como você pode ver até aqui, ter um plano de resposta a incidentes de segurança cibernética faz toda a diferença para as estratégias de cibersegurança de uma empresa. E nós esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você.
Se você quiser saber mais sobre como estar preparado para reagir a ameaças e ataques cibernéticos, acesse o site da Aser. Nós somos uma empresa com mais de 15 anos de experiência em Segurança da Informação e temos um time de resposta a incidentes preparado para oferecer a proteção que o seu varejo precisa.