+55 (11) 5199 7230 | contato@aser.com.br

Ransomware afetou mais da metade das empresas brasileiras em 2021

Ransomware afetou mais da metade das empresas brasileiras em 2021
Tempo de Leitura 2 Minutos

Ransomware afetou mais da metade das empresas brasileiras em 2021

Pesquisa mostra que o Brasil ficou próximo da média global no número de infecções por esse tipo de malware.

ransomware

O ransomware é um tipo de ameaça que parece não estar disposta a envelhecer — muito pelo contrário. As variantes desse tipo de malware que encontramos nos dias atuais são bem diferentes daquelas que existiam lá em meados de 2017. Elas estão mais complexas e operadas por cibercriminosos cada vez mais organizados, focando em alvos bem específicos. É a era do chamado ransomware-como-serviço, no qual quadrilhas desenvolvem uma arma e a “licenciam” para atacantes que desejam extorquir corporações.

De acordo com um recente relatório desenvolvido pela Sophos, ao longo do ano de 2021, nada menos do que 66% das empresas ao redor do globo foram vítimas de ataques de ransomware — um crescimento expressivo se levarmos em conta que tal porcentagem foi de 37% em 2020. O mais preocupante, porém, é o fato de que a média brasileira de infecções segue com proximidade essa taxa global: em 2021, 55% das empresas nacionais foram afetadas por esse tipo de ameaça cibernética, contra 38% de 2020.

“Dentre os ataques que vemos de ransomware, temos notificado que há muitos modelos de famílias. Esse modelo de as a service está sendo muito mais pulverizado, com muitas novas famílias aparecendo. Foram 35 famílias diferentes aparecendo no último ano, representando 43% do total de ataques”, explica Rafael Foster, gerente de engenharia da Sophos Brasil. De acordo com o especialista, o modelo “como serviço” faz com que os malwares se tornam moduláveis e sofisticados.

Proteja a sua empresa contra os ataques de Ransomware.

Vale a pena ressaltar que, quando o assunto é ransomware, o melhor remédio é a prevenção.

Você pode prevenir seguindo os seguintes passos:

  1. Faça Backups

Backups constantes é apenas uma das práticas que podem salvar uma corporação no caso de uma infecção. Pagar pelo resgate não é algo recomendado, uma vez que tal pagamento apenas incentivará outras ações criminosas similares — além disso, nem sempre os meliantes cumprem com sua palavra e efetivamente devolvem os arquivos criptografados.

  1. Treine os funcionários para evitar golpes

Como o crescimento de ataques e estratégias que fazem as pessoas caírem em golpes, se torna uma grande necessidade que todos os seus funcionários estejam prontos para evitar e não cair em golpes como phishing e outros.

  1. Contrate uma empresa de cyber segurança

Se a sua empresa está de alguma forma nos meios digitais é de extrema importância que adapte na sua empresa uma parceira que auxilia todos a manterem a segurança e não correr riscos.

A sua empresa precisa seguir um processo detalhado que faça com que qualquer ataque possa ser evitado.

Uma excelente escolha para você prevenir e evitar qualquer tipo de ataque é estar junto com a Aser Security que é uma empresa de segurança da informação que auxilia empresários a manterem a segurança e ter análises de cada sistema e criar planos de prevenção.