+55 (11) 5199 7230 | contato@aser.com.br

Shadow IT se agrava dentro das empresas com o Trabalho Remoto

Shadow IT se agrava dentro das empresas com o Trabalho Remoto
Tempo de Leitura 2 Minutos

Shadow IT se agrava dentro das empresas com o Trabalho Remoto

Ao utilizar dispositivos próprios para trabalhar, muitos colaboradores não conversam com a equipe de TI e tampouco com os especialistas em segurança cibernética antes de instalar um software potencialmente malicioso (shadow IT).

Shadow IT

A prática conhecida como shadow IT, ou seja, o uso de aplicações e softwares não-homologados pela equipe de tecnologia da informação dentro do ambiente corporativo sempre foi uma preocupação.

Porém, com a popularização do trabalho remoto e híbrido, essa ameaça se torna ainda mais presente, uma vez que diversos colaboradores estão trabalhando longe dos escritórios e utilizando os seus próprios dispositivos (laptops, desktops e principalmente smartphones) para manter uma “vida dupla”; ou seja, armazenar tanto dados pessoais quanto profissionais.

Por isso devemos adaptar novas formas de trabalhar sobre este assunto em questão.

Veja o que pode ser feito durante o artigo abaixo.

Qual o Problema do Shadow IT?

O problema é que, de acordo com um recente levantamento da Kaspersky, 30% dos funcionários não solicitam a aprovação do departamento de TI antes de instalar uma aplicação potencialmente maliciosa em tal dispositivo.

Em certos casos, eles até mesmo utilizam softwares não-homologados para armazenar documentos corporativos sensíveis, manter contatos profissionais e guardar anotações que podem ser preciosas para criminosos cibernéticos.

Entre os apps mais baixados, podemos citar redes sociais (70%) e plataformas de comunicação instantânea (55%).

Existe uma solução para o Shadow It e o trabalho Remoto?

“A inovação não é uma exclusividade das empresas.

Em nossas vidas pessoais também tivemos melhorias importantes, como pesquisar o melhor preço de um produto desejado sem sair de casa e solicitar um táxi em vez de sair buscando um na rua.

Aplicar ‘soluções tecnológicas’ na vida profissional é algo natural. O problema está na dificuldade das empresas em se adequarem ao novo contexto e este é um desafio gigantesco”, explica Roberto Rebouças, gerente-executivo da Kaspersky no Brasil.

O executivo ressalta que a principal medida para mitigar a shadow IT é a conscientização do fator humano e um gerenciamento mais rígido de privilégios.

“Vários fatores geram a shadow TI.

Não é apenas a iniciativa dos funcionários, mas também a falta de processos das organizações.

Quando o indivíduo sai ou é demitido, apenas os acessos padrões são bloqueados isso quando há essa preocupação.

Para enfrentar essa situação, é necessária uma maior cultura de segurança de dados em todas as áreas para entender o fluxo de troca de informações”, conclui.

Concluindo

De certa forma podemos compreender que este tipo de falha é causado por pessoas e uma das opções para retirar qualquer falha parecida é necessário treinamento dos funcionários, mesmo os de Home Office.

Uma outra solução para este problema é realmente as áreas de TI entregarem sistemas que tenham maior segurança e permitam que os funcionários possam ter mais segurança nos aplicativos que usam em trabalhos presenciais e remotos.

Para qualquer área dos sistemas conte com a análise de vulnerabilidade e análises sistêmicas que a Aser faz, afinal assim você garante que tudo estará com a maior segurança possível.

Fale com um dos nossos especialistas e venha conhecer as nossas soluções para a sua segurança cibernética.