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Sistema de atendimento para farmácia: como evitar indisponibilidades

Sistema de atendimento para farmácia: como evitar indisponibilidades
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Sistema de atendimento para farmácia: como evitar indisponibilidades

 

A qualidade do sistema de atendimento é ponto-chave em uma farmácia, afinal, nesse tipo de comércio filas no caixa, indisponibilidade de um produto, demora na consulta de medicamentos e a incapacidade de aplicar diferentes taxas de desconto é sinônimo de perda de cliente e de faturamento.

A exigência do mercado por boa operação no ponto de venda, o PDV, requer do gestor de TI de farmácia cada vez mais conhecimento, empenho e busca por soluções tecnológicas que ajudem no gerenciamento preciso das classes e categorias de produtos e na implementação de ações eficientes para aumentar as vendas, evitar rupturas de estoques e fidelizar o cliente.

Neste conteúdo, nós damos dicas de como evitar falhas e indisponibilidades no sistema de atendimento da sua farmácia, assim você otimiza sua gestão de TI, a empresa lucra mais e você tem mais tempo livre e menos dor de cabeça com o trabalho.

4 formas de evitar indisponibilidades no sistema de atendimento da sua farmácia

Definir ações e determinar o uso de certos recursos deve fazer parte da sua estratégia para melhorar a operação do sistema de atendimento na sua farmácia. Abaixo nós listamos 4 formas de evitar falhas e indisponibilidade do sistema que colocam em cheque a reputação e o faturamento desse tipo de negócio:

1. Fazer monitoramento de tráfego de rede

Fazer uso de ferramentas de diagnóstico e monitoramento de rede, como o ITM, é fundamental para o gestor de TI de uma farmácia saber o que trafega por cada ponto de sua rede, em tempo real. Usando tais ferramentas é possível identificar:

  • qual o volume do tráfego na rede
  • quais os protocolos que o compõe
  • quais aplicações o geram
  • quais os usuários das aplicações
  • e, com base no histórico da rede, saber se o comportamento é recorrente ou de exceção.

Com essas informações, gestor e equipe de TI são capazes de antecipar problemas e agir proativamente em busca de sua resolução. Além de poderem planejar de maneira estratégica atividades extraordinárias inevitáveis, como atualizações de sistemas operacionais ou softwares antivírus.

Vale considerar também que documentar o comportamento da rede de comunicação da farmácia possibilita mensurar sua utilização e, assim, verificar possíveis subutilização de recursos ou antever a necessidade de ampliações e melhoramentos estruturais, evitando urgências que levariam a investimentos realizados sem o planejamento devido.

2. Fazer gestão de link balance

Como dissemos já na introdução deste artigo, no segmento de farmácia um único momento de indisponibilidade do sistema de atendimento pode levar à perda de diversas vendas e, por consequência, à perda de faturamento. Estar online, com sua rede funcionando de forma ágil e eficiente, na atualidade é pré-requisito básico para o crescimento do negócio.

E para garantir que sua rede não caia nos momentos mais inoportunos e que a farmácia não perca clientes por conta de um sistema lento, fazer gestão de link balance é indispensável. Nesse sentido, um serviço de gerenciamento de qualidade deve verificar continuamente a saúde de todos os links, garantindo redução de custo e 100% de disponibilidade.

Com os recursos da Aser para a gestão de link balance, o tempo para convergência do link é de um segundo, em média, e a alteração para os demais links é transparente para os sistemas de cartão de crédito e ERPs.

3. Implementar o uso de SD-WAN

Implementando uma rede SD-WAN, sua farmácia pode construir WANs de alto desempenho usando acesso à internet de baixo custo e, assim, atingir a velocidade, a agilidade e a escalabilidade proporcionadas por ambientes de TI híbridos habilitados na nuvem.

Tecnologia inovadora, a SD-WAN traz diversos benefícios para a gestão de TI de comércios, dentre eles:

  • melhoria do desempenho da rede
  • redução de custos operacionais
  • aumento da segurança de infraestrutura de sistemas
  • aumento de pontos de terminação nos dispositivos IoT
  • melhoria do consumo de largura de bandas dos aplicativos
  • interface simples, fácil de configurar e gerenciar.


4. Ter um time de resposta a incidentes

Na missão de manter o sistema de atendimento da farmácia sempre disponível, contar com um time de resposta a incidentes que seja responsável por receber, triar, analisar e responder a todos os alertas gerados, de acordo com o grau de criticidade, é uma solução indispensável.

Para facilitar a rotina dos gestores de TI, a Aser dispõe de equipes de profissionais especializados em análise de segurança para atuar nessa ponta. Altamente capacitados, eles decidem todas as ações a serem tomadas, inclusive ações de recuperação, e trabalham para manter níveis pré-estabelecidos de disponibilidade, confidencialidade e integridade, de acordo com ambientes e cenários, com foco na funcionalidade.

Evite prejuízos causados pelas indisponibilidades do seu sistema de atendimento! Entre em contato com a Aser, uma empresa especializada em Segurança da Informação, e veja como nós podemos ajudar você a transformar a gestão de TI em farmácias de todos os portes.