+55 (11) 5199 7230 | contato@aser.com.br

Spam continua crescendo e simbolizando uma ameaça aos colaboradores

Spam continua crescendo e simbolizando uma ameaça aos colaboradores
Tempo de Leitura 2 Minutos

Spam continua crescendo e simbolizando uma ameaça aos colaboradores

Além de incômodos e danosos à produtividade, essas mensagens podem conter malwares; cerca de 94% dos scripts maliciosos são entregues via email.

 

Spam é uma das coisas mais irritantes da internet — e, ao que tudo indica, estamos bem longe de acabar com esse problema que surgiu lá na década de 80. Mesmo com leis federais ao redor do mundo criminalizando o envio em massa de mensagens não-solicitadas, ainda temos toneladas de emails inconvenientes sendo disparados diariamente para destinatários aleatórios. Isso inclui, é claro, a caixa de entrada dos colaboradores de sua empresa, que certamente também estão cheias de spam.

Eis algumas estatísticas assustadoras: cerca de 85% de todos os emails que trafegam na web diariamente são spam. Essas toneladas de lixo eletrônico custam anualmente para as empresas aproximadamente US$ 20,5 bilhões. Um dos principais danos do spam é em relação a produtividade — afinal, nada mais chato do que ter sua rotina de trabalho interrompida por conta de um email falso. Porém, o spam também pode simbolizar um grave risco à segurança cibernética de sua companhia.

Afinal, 94% dos malwares são entregues via email, através de links ou anexos infectados por scripts maliciosos. Trata-se do canal de infecção favorito da maioria das gangues que operam ransomwares-como-serviço (ransomware-as-a-service ou RaaS): mesmo que eles consigam infectar o computador de um colaborador de nível júnior, técnicas de escalação de privilégios e movimentação lateral para infectar outros endpoints da rede, atingindo servidores e máquinas de profissionais de alto nível.

Diagnóstico de Segurança

Curiosamente, o Brasil não é apenas um dos países que mais sofrem com spam, mas também um dos maiores produtores desse tipo de conteúdo: em uma recente pesquisa, ficamos em quinto lugar na lista de nações que mais disparam emails indesejados, perdendo apenas para a China, Estados Unidos, Alemanha e Vietnã. A maioria dos serviços domésticos de email (Gmail, Outlook etc.) já contam com proteções nativas básicas contra esse tipo de ameaça, mas é possível ir além.

O Gateway Antispam da Aser Security oferece economia no consumo de banda, otimização da produtividade dos funcionários e segurança contra tentativas de phishing e entrega de malwares. A solução ainda conta com proteção poderosa com suporte e acompanhamento de eventos e alertas com aprendizado simultâneo de reputação. Entre em contato com a Aser Security para saber mais sobre como podemos ajudá-lo a se livrar do spam!