Violação de Dados no Brasil cresce 12% somente no primeiro trimestre
A maioria das violações de dados vem por meio de ciberataques, principalmente esquemas de phishing, smishing e Business Email Compromise(BEC).
As informações e dados das empresas são de extrema importância, afinal muitas coisas estão sob a sua responsabilidade e ainda podem envolver terceiros neste meio.
Foram registrados 91,2 mil casos no primeiro trimestre de 2022 de vazamento de informações e dados, o que representa um aumento de 12% em comparação ao final do ano passado.
Através desses dados é possível prever que independente do tamanho da sua empresa se torna necessário adotar formas de evitar os ataques e violações de dados.
Quais as causas do aumento da violação de dados?
Uma das principais causas da violação de dados ocorreram pelos ataques do tipo ransomware, que aumentou drasticamente com os ataques do grupo BlackCat e causando problemas para diversas empresas.
As principais justificativas para esses ataques são a falta de proteção adequada às bases de dados foi em grande parte o responsável por exposições na região.
A falta de treinamento dos funcionários também pode ser um fator que traz diversos prejuízos.
As estratégias de phishing, smishing, spear-phishing e diversas outras formas de conseguir acesso às informações de funcionários e da empresa.
Práticas para evitar a violação de dados
De acordo com o National Institute of Standards and Technology(NIST),para ter uma estratégia de resposta a incidentes eficiente é necessário fornecer as “instruções e procedimentos para que uma empresa possa identificar, responder e reduzir os impactos de um incidente cibernético.”
O processo de um ciclo de resposta a incidentes de acordo com o instituto consiste em quatro fases básicas:
Preparar e Planejar
Quando falamos de preparação o que está envolvido nesse passo é fazer a preparação e treinamento dos funcionários da empresa em relação à importância da segurança de dados, para que eles consigam identificar possíveis incidentes de forma rápida aos primeiros sinais de anormalidade.
Utilizando esse passo você pode criar processos e procedimentos para evitar interrupções nos negócios.
Detectar e Analisar
Para que você consiga interromper qualquer tipo de violação de dados é necessário fazer uma detecção rápida e fazer a identificação de comportamentos anormais.
Nesse ponto, ferramentas como SIEM e EDR permitem o monitoramento dos sistemas e dados e o envio de alertas automaticamente quando uma violação é detectada.
O mais indicado é adotar formas de proteção e análise para as suas empresas e seus serviços.
Conter, erradicar e recuperar
Nesse ponto, é importante que haja uma rápida tomada de decisões para que ações sejam tomadas com maior velocidade quando a violação de dados é identificada.
Dessa forma, conseguimos erradicar as ameaças e eliminar as vulnerabilidades que acometeram os sistemas.
Quando falamos da recuperação de dados utilizamos backups, reconstruções do sistema ou até mesmo a substituição de arquivos que estão comprometidos.
Pós-incidente
Se você imagina que após realizada a recuperação do sistema estará tudo resolvido está bastante enganado.
Após o processo ser feito, é preciso revisar e documentar o incidente, analisar as causas e listar as dificuldades e aprendizados para que, no futuro, a resposta seja mais eficiente e eficaz.
Essas são as recomendações para que você evite cair em golpes e não comprometa os dados de seus clientes.
Tenha sempre uma empresa para ajudar na análise dos sistemas e vulnerabilidades, para conseguir evitar qualquer tipo de golpe.
Nós da Aser Security temos um sistema completo para auxiliar você a ter mais segurança.
Fale com um de nossos especialistas.