Você é o principal alvo das Violações de dados
Os dados continuarão a ser uma das principais preocupações das organizações em todo o mundo. LGPD, alvos, proteção de privacidade
Com o início da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nº 13.709, no Brasil, muito se ouviu falar sobre a Violação de Dados, principalmente na relação entre as empresas e seus clientes.
Mas Como Essa Violação de Dados Acontece?
A violação de dados ocorre quando a sua empresa/organização sofre um incidente de segurança relativo aos dados pelos quais é responsável (seja de clientes ou colaboradores) que resulta numa violação da confidencialidade, da disponibilidade ou da integridade dos dados.
Ela estabelece regras para todos que coletam, armazenam e compartilham dados pessoais de terceiros.
Seu objetivo de estabelecer essas regras é garantir:
- O respeito à privacidade;
- A autodeterminação informativa;
- A liberdade de expressão, informação, comunicação e opinião;
- A inviolabilidade da intimidade da honra e da imagem;
- O desenvolvimento econômico, tecnológico e a inovação;
- A livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor;
- Os direitos humanos, o livre desenvolvimento da personalidade, a dignidade e o exercício da cidadania pelas pessoas naturais.
Os dados com informações pessoais sempre foram um alvo atraente.
Um relatório de 2020 Cost of a Data Breach Report, desenvolvido pelo Ponemon Institute, apontou que 80% das violações de segurança envolviam dados pessoais, mais do que qualquer outro tipo de dados comprometidos.
As informações de identificação pessoal permanecem entre os principais alvos, junto com credenciais de autenticação roubadas ou comprometidas.
Os dispositivos perdidos ou roubados também continuam a ser uma preocupação para as organizações. Segundo o relatório, dispositivos perdidos ou roubados fazem parte dos sete principais fatores que amplificam o custo de uma violação de dados.
Mas Como Proteger Você e a Sua Empresa?
Para proteger a sua empresa é necessário que você utilize os seguintes passos:
Colete e retenha apenas os dados necessários
Para minimizar os riscos, restrinja a coleta e o armazenamento de dados apenas ao que é realmente necessário para suas operações e que possa ser justificado caso ocorra algum problema.
Obtenha as permissões apropriadas dos titulares dos dados antes de coletá-los, capte as informações no momento necessário e não se esqueça de limitar o acesso aos dados por meio de controles de sistemas e políticas de uso.
Criptografe os dados durante a transmissão e o armazenamento
Criptografe os dados em todos os estados, durante a transmissão e quando chegarem ao seu destino. Os padrões de criptografia devem atender aos requisitos dos regulamentos e leis de privacidade que devem ser observadas atentamente pela sua empresa.
Limite o acesso e a movimentação dos dados
Essa parte é muito importante pois o vazamento de dados por meio de colaboradores e terceiros está aumentando de forma exponencial e o acesso aos dados deve ser limitado ao estritamente necessário. Reduza a movimentação dentro dos sistemas. Restrinja, monitore e avalie regularmente os acessos realizados por parceiros e terceirizados.
Estabeleça um programa de governança da privacidade de dados
É interessante desenvolver e definir regras de boas práticas e de governança, que estabeleçam as condições de organização, o regime de funcionamento, os procedimentos, incluindo reclamações e petições dos titulares dos dados, as normas de segurança, os padrões técnicos, as obrigações específicas para os diversos envolvidos no tratamento, as ações educativas, os mecanismos internos de supervisão e de mitigação de riscos e outros aspectos relacionados ao tratamento de dados pessoais.
As políticas devem garantir que as práticas da empresa atendam aos requisitos regulamentares.
A conformidade com as regulamentações externas afetará como uma organização deve divulgar uma violação de dados.
As políticas internas devem exigir resposta adequada e protocolos de remediação.
Eduque os stakeholders sobre o acesso e manuseio adequados de dados pessoais
Ensinar e explicar adequadamente sobre o manuseio desses dados pessoais deve ser parte de uma estratégia geral de segurança da sua empresa. Isso ajuda na defesa contra vazamentos acidentais de dados e desencoraja divulgações intencionais.
Muitos vazamentos acidentais de dados podem ser evitados com treinamento regular de segurança da informação.
E isso inclui orientar sobre como identificar informações pessoais, fornecendo instruções explícitas sobre o que é considerado informação pessoal dentro da organização, no contexto das leis e regulamentos.
Não presuma que os colaboradores em todas as áreas da sua empresa possuem o conhecimento necessário para discernir seu papel na proteção de dados.
As atitudes em relação aos dados podem variar de pessoa para pessoa dentro de uma companhia.
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